Sabina abre as portas para observação noturna do céu

Atividade, gratuita, acontecerá pela primeira vez neste sábado (22), a partir das 18h

Terça-feira, 18 de agosto de 2015 - No próximo sábado, dia 22 de agosto, a partir das 18h, a Sabina Escola Parque do Conhecimento vai, pela primeira vez desde a inauguração, em 2007, abrir as portas à noite para quem quiser observar o firmamento com equipamentos e monitoria especializada. A atividade acontecerá no Núcleo de Observação do Céu - NOC, espaço na área externa da Sabina que conta com dois telescópios de última geração e 20 binóculos.

Além da Lua,o público visitante terá a oportunidade de observar os planetas Saturno e Mercúrio e alguns dos principais objetos presentes nas constelações de Escorpião, Cruzeiro do Sul, Sagitário, Centauro e outras como, por exemplo, aglomerados estelares e nebulosas.

A entrada é gratuita, mas é preciso chegar antes das 19 horas. A observação acontece até as 20 horas. A partir deste fim de semana a atividade acontecerá mensalmente, sempre aos sábados em que a Lua estiver na fase quarto crescente.

Vale destacar que a observação é indicada para todas as idades, porém não será permitida a entrada e permanência de menores de 16 anos desacompanhados de um representante adulto. E em caso de mal tempo, a atividade será cancelada.

Núcleo de observação do Céu - Para quem prefere observar o céu durante o dia, o NOC fica aberto para visitação do público aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 15h30, com a presença de monitores. Para a observação do Sol, o Núcleo conta com um telescópio de última geração, o Coronado, adquirido especialmente com esta finalidade e muito utilizado no atendimento a estudantes que visitam a Sabina. Esse equipamento está acoplado a uma câmera de alta definição que permite a captura, em tempo real, de fotos e vídeos que são projetados em uma sala escurecida, construída no local, onde estudantes, professores e público podem adquirir informações e visualizar imagens incríveis ao vivo da estrela.

Além dos dois telescópios já mencionados, o Núcleo de Observação do Céu também conta com uma moderna sala de aula, cinco Rosas dos Ventos construídas em mosaico, uma réplica de Observatório Indígena que retrata a astronomia praticada pelos índios Guaranis e um Relógio de Sol Analemático, onde o ponteiro do relógio é a própria pessoa. A visita ao NOC está incluída no ingresso da Sabina Escola Parque (R$ 20)

SERVIÇOS:
Sabina Escola Parque do Conhecimento – observação noturna do céu
Data: sábado, 22 de agosto, às 18 horas
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Gratuito
Funcionamento da Escola Parque: de terça a domingo, das 12 às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.
Ingressos: grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
Estacionamento: gratuito, sujeito a vagas
Mais informações pelo telefone 4422-2000.