Novo experimento na Sabina fará o visitante “ver o mundo de ponta cabeça”

Escola + Parque + Conhecimento

Equipamento, utilizado no treinamento de astronautas, dá ao usuário a sensação de estar num ambiente de gravidade quase zero

Santo André, 4 de setembro de 2015 - Tem novidade na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, a partir deste fim de semana. O espaço, dedicado ao ensino de ciências de forma interativa e divertida, traz para o público um novo experimento, que permitirá ao visitante ver o mundo “de ponta cabeça”: o Giroscópio

 

O novo equipamento é um simulador com três metros de diâmetro, semelhante ao utilizado no treinamento de astronautas. Ele dá ao usuário a sensação de estar em um ambiente de gravidade quase zero, de acordo com o movimento do equipamento.

O Giroscópio tem um rotor suspenso por um suporte formado por dois círculos articulados. “Seu funcionamento baseia-se no princípio da inércia: o eixo em rotação tem um efeito de memória que guarda direção fixa em relação ao círculo máximo, dispensando as coordenadas geográficas”, explicou o coordenador científico da Sabina, Marcos Calil.

Independência – No domingo, 6 de setembro, quem visitar a Sabina Escola Parque do Conhecimento e comprar a entrada com uma sessão do Planetário poderá assistir à Jornada Cósmica Especial Independênncia do Brasil, que começa às 13h30. Nessa exibição não será apresentado o céu do dia, como de costume, mas o céu do dia da Independência: 07 de setembro de 1822.

Além disso, o público poderá conferir os dinossauros, principalmente a única réplica da América Latina do esqueleto de um Tyrannosaurus rex, com 12,8 metros de comprimento, e um Ceratosaurus animatrônico (robô) que se movimenta e emite sons. O grupo de Pinguins de Magalhães é uma atração à parte, principalmente depois de ganhar, no final de 2013, o primeiro filhotinho da ave nascido na Sabina.

Outra atividade muito procurada é a nave simuladora, que dá aos visitantes a sensação de estar sobrevoando Santo André até o litoral paulista, terminando o ‘passeio’ com mergulho também simulado no fundo do mar para ver os habitantes da área marinha preservada, conhecida como Laje de Santos.

A Sabina possui mais de 150 experimentos nas áreas de química, física e biologia, incluindo o famoso Gerador de Van De Graaff, que deixa os cabelos em pé.


SERVIÇO:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
O espaço não abre nesta segunda-feira (7) de setembro
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Gratuito
Funcionamento da Escola Parque: de terça a domingo, das 12 às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.
Ingressos: grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
Estacionamento: gratuito, sujeito a vagas
Mais informações pelo telefone 4422-2000.


Redes Sociais