Trânsito de Mercúrio: Fenômeno raro poderá ser observado da Sabina

Escola + Parque + Conhecimento

Excepcionalmente nesta segunda (9), o Planetário e o Núcleo de Observação do Céu (NOC) estarão com atividades para escolas e para o público; também haverá transmissão em tempo real via Youtube

Segunda-feira (9) tem evento no céu e atividade especial no Planetário da Sabina Escola Parque do Conhecimento. Será dia de ver o pequeno planeta Mercúrio passando na frente do grandioso Sol em um raro fenômeno  chamado Trânsito de Mercúrio. O Brasil está em posição privilegiada para observação, mas os astrônomos alertam que não se deve olhar diretamente para o Sol sem uma proteção adequada. Por isso, o Planetário e Teatro Digital de Santo André e o Núcleo de Observação do Céu (NOC) vão disponibilizar, à partir das 8h,  binóculos para observação,  palestras, além da transmissão ao vivo pela internet de todo o evento e a transmissão em tempo real dentro da sala de projeções do Planetário.

Para quem nunca ouviu do  Trânsito de Mercúrio, o astrônomo Marcos Calil esclarece que o termo é usado para descrever a passagem de um objeto celeste de dimensão menor em frente de outro objeto celeste de dimensão maior. “Quando observado da Terra, somente dois planetas podem nos possibilitar a visualização do trânsito. São os planetas Mercúrio e Vênus”, explica Calil. Segundo  o astrônomo, devido ao fato de Mercúrio estar mais próximo do Sol, demorando 88 dias para fazer uma volta completa no sistema solar, enquanto Vênus demora 225 dias, faz com que a ocorrência do Trânsito de Vênus é maior. “Quem perder o fenômeno nesta segunda, terá outra oportunidade apenas em 2019, depois haverá um intervalo de mais de 100 anos”, acrescentou.

Para os astrônomos, a passagem dos sol pela borda do disco solar, chamados de contatos, são os momentos mais importantes do fenômeno. O primeiro acontecerá às 8 horas 13 minutos e 40 segundos. “Após o primeiro contato, durante 3 minutos iremos observar Mercúrio cada vez mais imerso no disco solar. Dessa forma, o segundo contato irá ocorrer às 8 horas 16 minutos, quando  Mercúrio estará totalmente à frente do disco solar” explicou Calil. Desse momento em diante, Mercúrio atravessa o sol, sendo que a maior aproximação do centro do disco solar irá ocorrer às 11 horas 58 minutos e 47 segundos. O terceiro contato que irá ocorrer às 15 horas 38 minutos, momento em que Mercúrio iniciará sua saída à frente do disco solar. Passados 3 minutos e 13 segundos, ou seja, às 15 horas 41 minutos e 42 segundos, acontece o quarto contato, ou seja, teremos o fim do trânsito de Mercúrio.

Durante o dia todo haverá atividades gratuitas para escolas e para o úblico em geral na Sabina. Escolas, no entanto, precisam fazer inscrições antecipadas. Informações pelo telefone 4422-2017.

Veja abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL -  TRÂNSITO DE MERCÚRIO

- Das 8h00 às 16h – transmissão ao vivo do fenômeno via Youtube Live.

Utilizando um telescópio especialmente montado para observação exclusiva do Sol (Telescópio Coronado SolarMax II 60mm), o Núcleo de Observação do Céu irá transmitir do início a fim, em tempo real, via internet, esse raro evento astronômico. Para assistir em tempo real, acesse: http://bit.ly/nucleodeobservacaodoceu

- Das 8h00 às 16h – Observação via telescópios com filtros Baader e Thousand aberto para o público e escolas agendadas.

Utilizando os telescópios Acromático de 120mm e um newtoniano de 200mm, o público visitante e as escolas que agendarem as visitas poderão observar, pelo telescópio, o planeta Mercúrio à frente do disco solar. Para tanto, serão utilizados dois filtros especiais para observação do Sol, sendo os filtros Baader e Thousand.

- Das 8h às 8h20 – Observação do primeiro e segundo contato do Trânsito de Mercúrio

- Das 15h30 às 16h – Observação do terceiro e quarto contato do Trânsito de Mercúrio

Utilizando os recursos do Planetário e Teatro Digital de Santo André, o público visitante e as escolas agendadas poderão entender e contemplar os quatro principais momentos do trânsito de Mercúrio e comparar com as transmissões ao vivo que serão realizadas na Europa, África, Estados Unidos e Brasil.

- Das 8h30 às 9h; 9h30 às 10h; 10h30 às 11h; 13h30 às 14h e; 14h30 às 15h – Palestra e visualizações das transmissões ao vivo sobre o Trânsito de Mercúrio.

Utilizando os recursos de projeção do Planetário e Teatro Digital de Santo André, o público visitante e as escolas agendadas poderão entender porque ocorre o trânsito de Mercúrio e contemplar as transmissões ao vivo que serão realizadas na Europa, África, Estados Unidos e Brasil.

COMO PARTICIPAR:

GRUPOS ESCOLARES: as escolas interessadas em participar das observações e das palestras deverão enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando as informações e a ficha de inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada de solicitação.

PÚBLICO EM GERAL:basta comparecer.

IMPORTANTE: Por depender das condições de tempo no momento, a atividade de observação por meio de telescópios poderá ser cancelada sem aviso prévio. Contudo, tanto o público em geral quanto os grupos escolares poderão participar normalmente das palestras que ocorrerão no Planetário e Teatro Digital de Santo André.

Serviço

Observação do Trânsito de Mercúrio

Data: segunda-feira (9), à partir das 8 horas

Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento -  Planetário e Teatro Digital de Santo André  Johannes Kepler e Núcleo de Observação do Céu.

Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da rua Juquiá)

Telefone: 11 4422-2017

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Evento gratuito


Redes Sociais