Programação da Sabina Escola Parque do Conhecimento

A Sabina Escola Parque do Conhecimento abre as portas para o público às 9h30 e fecha às 17h30, mas é preciso chegar antes das 16h30, quando fecha a bilheteria. Esse horário de funcionamento vale para os sábados, domingos e feriados, exceto aqueles que caem na segunda-feira. Às segundas-feiras a Sabina não abre, pois são dias de limpeza e manutenção.

É importante reforçar que a Sabina recebe visitação do público espontâneo apenas nos finais de semana. Durante a semana o espaço atende exclusivamente a escolas agendadas antecipadamente. Para fazer o agendamento, as escolas precisam entrar em contato com a Sabina por meio do e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Não há programação específica para a área interna e nem a externa da Sabina Escola Parque, com exceção do Planetário e Cinedome de Santo André. Mesmo o Espaço de Arte Contemporânea de Santo André – Pinacoteca pode ser visitado durante o horário de funcionamento da Sabina.

Mas o acesso às atividades dos locais que ficam ao ar livre, como o “Espaço Vivencial de Mobilidade”, o Núcleo de Observação do Céu (NOC), a Física Externa e os instrumentos musicais gigantes estão sujeitas às boas condições do clima.

Apenas há programação especial, com oficinas e atividades recreativas, durante as férias escolares. Fique de olho nas notícias deste site ou na página do facebook da Sabina https://www.facebook.com/sabina.planetario/

Espaços

Núcleo de Observação do Céu

O Núcleo de Observação do Céu é um espaço onde estudantes, professores e visitantes podem admirar objetos celestes durante o dia. Para isso o Núcleo conta com dois modernos telescópios e vinte binóculos, além do Coronado, um telescópio apropriado para a observação exclusiva do sol.

O equipamento, de última geração, está acoplado a uma câmera de alta definição que possibilita a captura, em tempo real, de fotos e vídeos que são projetados na sala escurecida, construída no local, onde estudantes, professores e público podem adquirir informações e visualizar imagens incríveis ao vivo da estrela

O Núcleo de Observação do Céu também conta com uma moderna sala de aula, cinco Rosas dos Ventos construídas em mosaico, uma réplica de Observatório Indígena que retrata a astronomia praticada pelos índios Guaranis e um Relógio de Sol Analemático, onde o ponteiro do relógio é a própria pessoa.

Espaço Vivencial de Mobilidade

Reinaugurada em maio de 2017, a minicidade do trânsito da Sabina tem muitos pontos tradicionais da cidade em tamanho reduzido e estilizados, como o Paço Municipal, o calçadão da Oliveira Lima com sua moderna cobertura, e o Monumento ao Imigrante Italiano, localizado na avenida Santos Dumont. Conta ainda com semáforos pequenos, ponto de ônibus em tamanho reduzido, que divertem as crianças e possibilitam o aprendizado sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito de forma lúdica e que pode ser adaptada para as diversas faixas etárias. Os visitantes percorrem as ruas da minicidade em carrinhos e bicicletas.

O espaço foi restaurado e reformulado para atender as diretrizes pedagógicas de educação para o trânsito definidas pelo Denatran (Departamento Nacional do Trânsito).

Espaço de Arte Contemporânea de Santo André – Pinacoteca

O  Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea – Pinacoteca de Santo André está localizado na Sabina Escola Parque desde agosto de 2017. O local apresenta exposições de obras que compõem o patrimônio artístico cultural formado ao longo dos últimos 40 anos pela cidade.
A maior parte do acervo é composta por obras premiadas no Salão de Arte Contemporânea, que acontece todos os anos nos meses de abril e junho, como parte do calendário de aniversário da cidade. Também é possível admirar as obras premiadas na Bienal de Gravura de Santo André, que teve cinco edições entre os anos de 2001 e 2010 e ainda doações feitas pelos artistas.

Atualmente é possível conferir a primeira exposição do Espaço de Arte Contemporânea -  Pinacoteca, na qual a curadoria responsável procurou apresentar esta diversidade na origem da formação da coleção. No total, são 47 obras de 32 diferentes artistas.  Como os artistas representados na coleção são de todo o Brasil, procurou-se ainda destacar a presença de artistas de Santo André e do ABC. Estão representadas na Pinacoteca quatro gerações de artistas andreenses: Luiz Sacilotto (1924-2003), Edson Lourenço (1955), Sandra Cinto (1968) e Giovani Caramello (1990).

Valores dos ingressos:*

SABINA: R$ 20,00 (inteira) por visitante.

SABINA E UMA DAS APRESENTAÇÕES DO PLANETÁRIO: R$ 30,00 (inteira) por visitante.
SABINA E DUAS APRESENTAÇÕES DO PLANETÁRIO: R$ 40,00 (inteira) por visitante.

*O serviço de cartão está temporariamente indisponível.

Importante:

Grátis: para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.
Meia-entrada: Mediante comprovação, para estudantes, professores, servidores públicos da Prefeitura de Santo André, crianças de 6 a 12 anos, aposentados e idosos acima de 60 anos.

*Para crianças acima de 13 anos é obrigatória a comprovação de estudante para ter direito à meia-entrada. (Lei 12.933/2015)
**Menores de 16 anos deverão estar acompanhados por responsáveis.

SERVIÇOS:

Sabina Escola Parque do Conhecimento
Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler
Núcleo de Observação do Céu - NOC
Endereço: Rua Juquiá, s/nº. Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135) Santo André/SP.
Nova entrada pelo Parque Central: R. José Bonifácio, s/nº. Vila Assunção.
Santo André/SP.

Para mais informações: 11 4422 2000;